fbpx

A simbologia e a história do Dia das Mulheres

Durante muito tempo, o 08 de março foi visto como uma data meramente mercantil, sem trazer à tona a reflexão sobre a simbologia e a história do Dia das Mulheres. A data é um tributo à luta feminina por direitos e, hoje, representa toda a força e complexidade das mulheres. 

É um dia para relembrar os enfrentamentos e vitórias do passado e do presente. É um dia para valorizar a sororidade e a união das mulheres. É um dia para celebrar a força feminina. É um dia para lutar pela igualdade de gênero. A história do Dia das Mulheres tem raízes profundas e é por isso que hoje vamos apresentar a sua origem e simbologia. Continue a leitura!

A história do Dia das Mulheres

Entre o final do século 19 e início do século 20, ocorreram várias manifestações, em todo mundo, em defesa dos direitos das mulheres, muitas delas ligadas aos movimentos trabalhistas. Naquela época, a jornada de trabalho era exaustiva, os salários baixos e as condições das mulheres eram ainda piores, já que elas não tinham direitos que hoje consideramos básicos, como a licença maternidade. 

A simbologia e a história do Dia das Mulheres

Uma data política

Os historiadores não sabem dizer ao certo qual evento instaurou o 08 de março, mas algumas ocasiões aparecem com maior frequência nos relatos da história do Dia das Mulheres. Uma delas aconteceu nos Estados Unidos, onde, em 1909, no final de fevereiro, 15 mil mulheres marcharam em Nova York exigindo melhores condições de trabalho.

Na Rússia, em março de 1911, aconteceu a primeira marcha anual das mulheres do movimento socialista, convocada por Clara Zetkin. Em 8 de março de 1917, as mulheres russas saíram às ruas em protesto contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, uma manifestação que ficou conhecida como o estopim da Revolução Russa e, com a vitória dos bolcheviques, passou a ser considerada como o “dia da mulher heróica e trabalhadora”.

Na década de 60, durante a segunda onda do movimento feminista internacional, a comemoração do Dia das Mulheres passou a ser algo comum. A data, no entanto só foi oficializada pela Organização das Nações Unidas em 1975, quando foi instituído o Dia Internacional das Mulheres, que é celebrado em diferentes datas ao redor do mundo. 

A simbologia e a história do Dia das Mulheres

A simbologia da data

Hoje em dia, a luta das mulheres por igualdade continua uma forte realidade. Embora alguns direitos tenham sido conquistados, muitas lutas seguem de grande importância, como a equidade salarial, a autonomia sobre os próprios corpos e o fim do feminicídio e da violência doméstica (seja ela física ou psicológica). 

A simbologia e a história do Dia das Mulheres

A data, marcada por importantes lutas históricas, é carregada de significados e simboliza toda a força feminina. É o momento para lembrarmos da divindade e do poder que habita em todas as mulheres.

Valorize as mulheres que você ama

Neste 08 de março, aproveite para mostrar às mulheres da sua vida como você as valoriza. Você, mulher, agradeça e homenageie a sua rede de apoio, suas amigas, professoras, mães, colegas, irmãs, filhas, avós e todas aquelas que estão ao seu lado na luta por um dia a dia mais igualitário. 

Neste data, lembre a história do Dia das Mulheres, valorize a sororidade e a união feminina. Compartilhe este artigo com as mulheres que você admira e vamos seguir juntas na luta de todo dia!

WhatsApp chat