Você já deve ter percebido que a Urban Jungle é a tendência da vez. Com o objetivo de trazer um pouquinho da natureza para dentro de casa, todo mundo quer ter a sua própria floresta dentro do apartamento. Além de trazer mais bem-estar para os frequentadores daquele ambiente, e todos os benefícios de estar perto dos elementos naturais, as plantas podem ajudar a criar um ambiente mais bonito, aconchegante e alegre. 

Integrar a natureza ao design de interiores é uma chance de exercitar a criatividade, mas é importante se atentar a alguns cuidados, como a escolher a espécie adequada para cada ambiente. Confira as nossas dicas para criar a sua floresta própria!

 

Harmonize as cores

Uma das melhores coisas de montar uma floresta dentro do apartamento é poder trazer tons diferentes para o design de interiores. Por isso, é interessante pensar em formas de harmonizar as cores das plantas e dos objetos de decoração, assim a paleta da sua sala ou quarto vai funcionar como parte da sua  urban jungle.

Invista em espécies diferentes 

A natureza não é feita de um único tipo de planta, não é mesmo? Isso não deveria, então, ser diferente na sua floresta dentro do apartamento. Por isso, cultivar diferentes espécies é uma das coisas que vai ajudar a transformar o seu pequeno jardim em uma verdadeira urban jungle. 

Cores, formas e texturas variadas vão enriquecer o visual criado, deixando a decoração de ambientes mais diversificada e interessante. Uma espécie diferenciada, que chame a atenção, será como uma verdadeira obra de arte no espaço. 

Use outros elementos naturais para montar uma floresta dentro do apartamento

Para trabalhar o design de interiores é preciso se preocupar com que todos os elementos colocados no espaço, de alguma forma, conversem entre si. Isso quer dizer que, para criar um ambiente visualmente agradável para a sua floresta dentro do apartamento é interessante incluir outros objetos que remetam a esse universo, como tapeçarias de sisal, móveis de madeira, pisos de pedra, entre outras peças que tenham essa aura orgânica. 

Tenha atenção às necessidades de cada espécie

Cultivar plantas em um apartamento é certamente algum que trará diversos benefícios para o dia a dia, mas também é uma atividade que requer cuidado e atenção. Afinal, por mais que elas ajudem a deixar o ambiente mais bonito e agradável, são seres vivos com necessidades próprias. Por isso, na hora de montar a sua floresta dentro do apartamento é importante se atentar às condições de cada cantinho. 

Quantidade de água

As espécies que precisam de pouca água, como a zamioculca, são ideais para os jardineiros de primeira viagem, já que esquecer de aguá-las por um dia não vai ter grandes consequências (mas, a rega excessiva, sim). Se você não sabe o quanto de água cada plantinha precisa, não deixe de recorrer ao velho truque sensorial. Coloque os seus dedos na terra e, se saírem limpos e secos, é porque precisa de um pouco mais de água.

Iluminação ideal

Outro cuidado essencial para a sua floresta dentro do apartamento é a quantidade de luz que incide sobre as espécies. A calandiva (ou flor da fortuna), por exemplo, é uma espécie bem resistente que se dá bem com a luz direta, mas as bromélias ambientes mais sombreados e, de preferência, úmidos. 

Montar a sua floresta dentro do apartamento pode ser muito mais fácil do que você imagina. Tudo o que você precisa é de um pouco de paciência e das orientações corretas. Que tal aproveitar para conhecer os nossos plantados? Confira nos destaques do nosso Instagram!

 

WhatsApp chat