O frio chega e sem demora a gente já tira os cobertores e casacos do armário. É que o período de inverno, que começou no último dia 21, exige atenção para a saúde e bem estar do nosso organismo por conta das temperaturas mais frias e da baixa umidade do ar. Vale lembrar que, assim como as pessoas e os animais, as plantas e flores também precisam de algumas preocupações especiais para se manterem bem e saudáveis durante os tempos frios.

Quer saber como cuidar das plantas no frio? Pega o chazinho e vem ler o texto abaixo!

cuidas das plantas no frio

Foto: Julia Zolotova / Pexels / Creative Commons

O que fazer para cuidar das plantas no frio

Não é só a paisagem que fica diferente com a passagem das estações. As conjunturas climáticas interferem diretamente em todos os aspectos das plantas e flores, por isso é importante sabermos o que fazer para amenizar os impactos do inverno. Tanto para as plantas ornamentais, quanto para as hortas e arranjos florais, os cuidados podem ir desde escolher o melhor lugar na casa para as flores, até mudar a frequência da adubagem, entre tantos outros.

1) Diminua a frequência das regas

Não se deixe influenciar pelo tempo seco! Com a baixa umidade do ar, muita gente acha que é preciso molhar as plantas mais vezes, mas é justamente o contrário. Depois de milhares de anos de evolução, a natureza desenvolveu algumas técnicas para compensar a secura do inverno e as plantas armazenam mais água nesse período. Desse jeito, o certo é diminuir a frequência das regas.

cuidas das plantas no frio

 

 

 

 

 

 

 

A dica é sempre verificar o solo, se ainda estiver úmido, não precisa de água. Também é melhor separar o início das manhãs para as regas. Isso, porque no sol quente, a água pode queimar as folhas e durante a noite pode favorecer a proliferação de fungos.

2) Proteja as plantas dos ventos frios

A grande maioria das plantas e flores não se dá muito bem com ventos fortes e, no inverno, as correntezas de ar, de frentes frias, podem deixar a sensação térmica ainda mais baixa. Desse modo, é preciso proteger as plantas desses ventos. Você pode fazer isso ao leva-las para dentro de casa ou para estufas, e até mesmo cobertores especiais (que deixem as plantas respirarem) durante a noite. 

3) Faça podas nas extremidades mais fracas

Cortar aquelas pontinhas  já não muito saudáveis pode trazer vários benefícios para as plantas. No inverno, quando toda a dose de luz e calor é muito bem-vinda, esse cuidado ainda ajuda a aumentar a incidência solar! O material da poda, assim como palhas e folhas secas, pode ser usado também para criar uma espécie de cobertura sobre as raízes, que vai reter calor e umidade para cuidar das plantas no frio. 

4)  Providencie uma fonte de calor para cuidar das plantas no frio

É muito importante garantir que as plantas e flores tenham pelo menos uma fonte adequada de calor no inverno. Na maioria das vezes, o problema pode ser resolvido com aumento da exposição solar, ao deixar as plantas mais próximas das janelas. Nas cidades mais frias, pode ser preciso pensar em estratégias mais elaboradas, como o uso de lâmpadas incandescentes.

5) Evite fertilizar o solo

A adubação e fertilização só são recomendadas nos climas mais quentes e úmidos. Por isso, durante o inverno é interessante suspender ou diminuir essa prática nas regiões mais frias do Brasil, como o Sul e o Sudeste. Outro cuidado importante para cuidar das plantas no frio é molhar o solo, e não as folhas, para evitar doenças e pragas. 

Manutenção de buquês e arranjos no inverno

Durante o ano inteiro, alguns cuidados são essenciais para aumentar a durabilidade dos arranjos de flores e buquês, como manter a água do vaso sempre limpa. Nos dias mais frios é importante prestar ainda mais atenção a alguns fatores, como exposição ao sol ou correntes de ventos, que devem ser evitadas diretamente. Em regiões de geadas, também é preciso deixar os arranjos sempre dentro de casa. 

Arranjo Petra Flora de Série    Buquê Raquel Flora de Série

Com as técnicas adequadas, as plantas podem ter uma vida muito mais longa e saudável, pois com elas podemos ajudar nossas plantinhas e flores a conseguirem exatamente o que precisam. Saber a melhor forma de como cuidar das plantas no frio ou no calor é um cuidado necessário para quem quer se cercar de natureza o ano inteiro. Algumas outras dicas importantes podem ser vistas no artigo Como criar a sua floresta dentro do apartamento, confira!

WhatsApp chat