O frio chega e sem demora a gente já tira os cobertores e casacos do armário. É que o período de inverno, que começou no último dia 21, exige atenção para a saúde e bem estar do nosso organismo por conta das temperaturas mais frias e da baixa umidade do ar. Vale lembrar que, assim como as pessoas e os animais, as plantas e flores também precisam de algumas preocupações especiais para se manterem bem e saudáveis durante os tempos frios.
Quer saber como cuidar das plantas no frio? Pega o chazinho e vem ler o texto abaixo!

Foto: Julia Zolotova / Pexels / Creative Commons
O que fazer para cuidar das plantas no frio
Não é só a paisagem que fica diferente com a passagem das estações. As conjunturas climáticas interferem diretamente em todos os aspectos das plantas e flores, por isso é importante sabermos o que fazer para amenizar os impactos do inverno. Tanto para as plantas ornamentais, quanto para as hortas e arranjos florais, os cuidados podem ir desde escolher o melhor lugar na casa para as flores, até mudar a frequência da adubagem, entre tantos outros.
1) Diminua a frequência das regas
Não se deixe influenciar pelo tempo seco! Com a baixa umidade do ar, muita gente acha que é preciso molhar as plantas mais vezes, mas é justamente o contrário. Depois de milhares de anos de evolução, a natureza desenvolveu algumas técnicas para compensar a secura do inverno e as plantas armazenam mais água nesse período. Desse jeito, o certo é diminuir a frequência das regas.
A dica é sempre verificar o solo, se ainda estiver úmido, não precisa de água. Também é melhor separar o início das manhãs para as regas. Isso, porque no sol quente, a água pode queimar as folhas e durante a noite pode favorecer a proliferação de fungos.
2) Proteja as plantas dos ventos frios
A grande maioria das plantas e flores não se dá muito bem com ventos fortes e, no inverno, as correntezas de ar, de frentes frias, podem deixar a sensação térmica ainda mais baixa. Desse modo, é preciso proteger as plantas desses ventos. Você pode fazer isso ao leva-las para dentro de casa ou para estufas, e até mesmo cobertores especiais (que deixem as plantas respirarem) durante a noite.
3) Faça podas nas extremidades mais fracas
Cortar aquelas pontinhas já não muito saudáveis pode trazer vários benefícios para as plantas. No inverno, quando toda a dose de luz e calor é muito bem-vinda, esse cuidado ainda ajuda a aumentar a incidência solar! O material da poda, assim como palhas e folhas secas, pode ser usado também para criar uma espécie de cobertura sobre as raízes, que vai reter calor e umidade para cuidar das plantas no frio.
4) Providencie uma fonte de calor para cuidar das plantas no frio
É muito importante garantir que as plantas e flores tenham pelo menos uma fonte adequada de calor no inverno. Na maioria das vezes, o problema pode ser resolvido com aumento da exposição solar, ao deixar as plantas mais próximas das janelas. Nas cidades mais frias, pode ser preciso pensar em estratégias mais elaboradas, como o uso de lâmpadas incandescentes.
5) Evite fertilizar o solo
A adubação e fertilização só são recomendadas nos climas mais quentes e úmidos. Por isso, durante o inverno é interessante suspender ou diminuir essa prática nas regiões mais frias do Brasil, como o Sul e o Sudeste. Outro cuidado importante para cuidar das plantas no frio é molhar o solo, e não as folhas, para evitar doenças e pragas.
Manutenção de buquês e arranjos no inverno
Durante o ano inteiro, alguns cuidados são essenciais para aumentar a durabilidade dos arranjos de flores e buquês, como manter a água do vaso sempre limpa. Nos dias mais frios é importante prestar ainda mais atenção a alguns fatores, como exposição ao sol ou correntes de ventos, que devem ser evitadas diretamente. Em regiões de geadas, também é preciso deixar os arranjos sempre dentro de casa.
Com as técnicas adequadas, as plantas podem ter uma vida muito mais longa e saudável, pois com elas podemos ajudar nossas plantinhas e flores a conseguirem exatamente o que precisam. Saber a melhor forma de como cuidar das plantas no frio ou no calor é um cuidado necessário para quem quer se cercar de natureza o ano inteiro. Algumas outras dicas importantes podem ser vistas no artigo Como criar a sua floresta dentro do apartamento, confira!