Na primeira semana do ano o assunto é um só: recomeço. É tempo de repensar as nossas atitudes, traçar metas e fazer os planos que vão te guiar por essa nova volta em torno do Sol. Por isso, preparamos para você sete rituais para começar o ano com a alma lavada. 

Confira as nossas sugestões e escolha o seu preferido!

1. Reorganizar a casa

A organização do nosso lar tem tudo a ver com o nosso estado de espírito. No melhor estilo “menos é mais”, o período é ideal para abrir mão das coisas guardadas no armário e manter apenas o essencial conosco. Deixar o guarda-roupas e a casa livres daquilo que não se precisa mais é algo que passa uma sensação de recomeço e ajuda a criar espaço para fluir novas energias!

Mudar ou incrementar a decoração também vai e ajudar a ter  ainda mais carinho pelo seu lar. Ah, não deixe de incluir as plantinhas e as flores naturais na decoração!

 

2. Criar uma rotina de exercícios de respiração

Respirar. Como uma coisa aparentemente tão simples pode ser tão poderoso? O fato é que respirar com atenção pode ser a chave para uma vida mais saudável — e não só emocionalmente. Em um único dia respiramos mais de vinte mil vezes e até mesmo a medicina convencional já encontra as relações entre a respiração com a nossa neurologia e comportamento. 

Por isso, tire uns minutinhos da sua manhã ou noite para tomar consciência da sua respiração e tenha uma vida mais leve em 2020. Alguns exercícios para treinar: Bramari,e Nadi shodana.

 

3. Meditar

Assim como os exercícios de respiração, a meditação é um ótimo caminho para alinhar mente, corpo e alma no agora. Portanto, nesse começo de ano ela pode te ajudar a focar naquilo que é melhor para você agora. 

Além de meditar como um dos rituais para começar o ano, você também pode experimentar incluir a prática como parte da sua nova rotina. Para isso, existem alguns aplicativos especializados que ajudam como guia. O Sattva e o 5 Minutos são boas opções gratuitas para quem quer começar. 

4. Fazer uma lista de livros

Que tal ler mais em 2020? Com certeza você tem algum título que há tempos está enrolando para começar a leitura, não é mesmo? Fazer uma lista daqueles livros que você tem interesse é uma boa pedida para os seus rituais para começar o ano. A rotina mais devagar também é ideal para você começar a devorar os primeiros da lista. 

 

5. Adotar um pet

Você sabia que no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados? Por que, então, não começar o ano dando lar e carinho para um novo amiguinho? Na hora de escolher o seu novo pet não deixe de pensar em como ele se adaptaria ao seu estilo de vida, um pet demanda certos cuidados e muito carinho e atenção.

6. Usar menos o celular

Existe um hábito que prejudica a milhares de pessoas e você pode ser uma dela. É o de acordar e já começar a usar o celular antes mesmo de sair da cama. Como um dos rituais para começar o ano você pode tentar diminuir um pouco essa prática: o celular pode  ficar fora do quarto ou, pelo menos, em um móvel afastado da cama. 

 

 

7. Ajudar as amigas mães

Para as mamães de plantão o começo do ano pode ser mais do que um momento de recomeço. Com a criançada de férias, é preciso ter muita criatividade e jogo de cintura para de desdobrar entre as tarefas de entreter os filhos sem deixar os compromissos de trabalho de lado. Por isso, não deixe de oferecer ajuda para as amigas mamães. Com certeza , conviver mais com crianças também vai te ajudar muito a começar o ano com mais leveza e carinho.

 

Porque fazer rituais para começar o ano

Não importa qual seja a sua crença ou religiosidade, um ritual é sempre bom para marcar a passagem do tempo e o início dos novos ciclos. Todo o simbolismo dessa data é muito importante para nos ajudar a renovar as energias e ter mais esperança nos tempos a vir.

Depois de ler sobre esses rituais para começar o ano, quais serão os seus escolhidos?! O período também é ideal para começar novos projetos, então que tal aproveitar para aprender mais sobre os terrários e enriquecer a sua casa  com esses mini ecossistemas particulares? Aprenda tudo sobre eles neste artigo!

 

 

 

WhatsApp chat